Câmara discute demandas da Guarda Municipal em reunião com autoridades

A Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara de Cascavel realizou nesta quarta-feira (07), uma reunião pública para discutir as reivindicações da classe dos guardas municipais de Cascavel. A comissão é formada pelos vereadores Policial Madril, Pedro Sampaio e Sadi Kisiel.

A solicitação chegou até a Comissão por meio do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos do Município de Cascavel – SISMUVEL. As três principais demandas da classe são: turno de 24 horas trabalhadas com 72 horas de descanso, participação da categoria na escolha dos superiores hierárquicos, como diretor e gerente, sendo estes servidores de reconhecida idoneidade e que não estejam respondendo processo administrativo e ainda a possibilidade de participação efetiva da Câmara Municipal nas investigações e processos da Corregedoria da Guarda Municipal, de forma a criar um mecanismo a mais de fiscalização e transparência. Outros pontos de aprimoramento essenciais e reconhecidos por todos na reunião são a apresentação de um plano de cargos, carreiras e salários para os guardas, melhorias de salário (o salário base hoje é de R$ 1680), realização de concurso público para aumentar o efetivo e substituir os servidores que foram demitidos ou pediram demissão e melhores condições de trabalho.

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Renato Silva, o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Volnei dos Santos, responsável pela Guarda Municipal, o presidente do Conseg (Conselho de Segurança), Mauri Barbosa, o presidente do Sismuvel, Ricieri D’Estefani e o delegado sindical Valter Pagliosa, o gerente da divisão de medicina do trabalho do município, Marcos Adriano Barros e o técnico em medicina do trabalho, Fábio, além dos vereadores Melo, Soldado Jeferson, Pedro Sampaio, Cidão da Telepar, Beth Leal, Professora LIliam, Dr. Lauri, Mazutti, Tiago Almeida e de dezenas de guardas municipais que acompanharam a reunião do plenário.

Sobre a escala de 24 por 72, Valter Pagliosa defendeu que pode ser implantada, pois já existe em outros setores de segurança, como no aeroporto, por exemplo. Para os representantes da Guarda, a escala permite que os servidores descansem suficientemente. No entanto, para o secretário de Segurança, “no momento não há efetivo suficiente para fazer esta escala, principalmente porque é preciso garantir local de descanso para guardas homens e mulheres, com banheiros adequados”. Volnei destacou que a atuação da Guarda Municipal e da Guarda Patrimonial foi intensificada durante a pandemia, no suporte à fiscalização dos decretos municipais e no apoio às UPAS. O secretário reconhece que são necessárias mais viaturas e principalmente, novos concursos, uma vez que o último foi realizado em 2015.

A respeito da escolha dos representantes pela classe, o vereador Madril disse que a questão foi debatida com o prefeito e há boa vontade da parte do Executivo em propor alternativas para a escolha. Uma nova reunião deve ser feita nos próximos dias.