A Câmara de Cascavel avalia a aquisição de um veículo elétrico para integrar a frota oficial do Legislativo. O presidente Tiago Almeida (Republicanos) vem considerando a necessidade de renovar a frota da Casa, já bastante defasada, além da possibilidade de reduzir despesas de operação e manutenção.
Entre os fatores considerados para a aquisição está o custo de utilização dos veículos. Diferentemente dos modelos convencionais movidos a gasolina, etanol ou diesel, os carros elétricos utilizam energia elétrica para o deslocamento e possuem uma estrutura mecânica mais simples, com menos componentes sujeitos a desgaste. Isso pode reduzir a necessidade de serviços de manutenção relacionados ao motor e ao sistema de transmissão.
Outro aspecto relacionado é a sustentabilidade, já que os carros elétricos substituem o consumo direto de gasolina, etanol ou diesel pelo consumo de energia elétrica, contribuindo para a redução das emissões locais provenientes da queima de combustíveis.
Hoje o Legislativo conta com sete veículos, o mais novo já tem oito anos e o mais velho, 16. A nova aquisição deve atender as demandas dos vereadores e servidores, além de incorporar uma tecnologia que vem sendo adotada por órgãos públicos e empresas como parte de estratégias de redução de consumo energético e de emissões.
Assessoria de Imprensa/CMC
