Cidão da Telepar pede à Transitar que faça maior divulgação do app ValeSim

Muitos usuários do transporte coletivo de Cascavel ainda não conhecem e não usufruem das funcionalidades do aplicativo ValeSim. Para resolver isso, o vereador Cidão da Telepar (PSB) está pedindo, por meio da Indicação nº 355/2022, que a Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) amplie a divulgação desse recurso para uso em dispositivos móveis.

Como funciona

O aplicativo “ValeSim”, apresenta informações em tempo real do transporte público da cidade de Cascavel. Por meio dele é possível ter acesso à localização, em mapa, dos pontos de parada e venda de créditos nas proximidades que o usuário se encontra, efetuar a consulta à grade de horários das linhas e também a localização em tempo real dos veículos que operam na cidade em determinada rota.

Além disso, é possível fazer um planejamento de viagem entre dois pontos, considerando deslocamentos a pé e utilizando o transporte público. O aplicativo ainda fornece informações de interesse geral e alertas que envolvem rotas e pontos de parada, que afetem a operação normal do transporte, possibilitando que o usuário coloque linhas, pontos de parada e deslocamentos planejados como “favoritos”.

Além destas funcionalidades já mencionadas, o aplicativo conta com recurso de acessibilidade, disponível tanto para Android quanto para IOS. Esse recurso permite previsões de passagem nos pontos próximos, tabela de horários e instruções de como chegar ao seu destino, facilitando assim os deslocamentos de pessoas com deficiência, cadeirantes, etc., pois se utiliza do recurso de voz. A função é ideal para cegos, já que o suporte de voz auxilia a realizar ações no smartphone sem olhar para a tela.