Comissão de Meio Ambiente conhece plano de manejo do Lago Municipal

Patrimônio de Cascavel, o Lago Municipal é o ponto turístico mais importante da cidade e também uma unidade de conservação significativa. No entanto, mesmo passados cerca de 40 anos de sua criação, o Lago Municipal não possui um plano de manejo que garanta diretrizes para sua utilização.

Nesta quinta-feira (12) a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, representada pela vereadora Beth Leal (Republicanos) e pelo vereador Professor Santello (PTB), organizou uma reunião com o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth e com o diretor da Secretaria, Ailton Lima, para conhecer os critérios que estão norteando a elaboração do Plano de Manejo do Lago Municipal e apresentar sugestões que integrem o documento final.

O Lago integra, na verdade, uma grande área oficialmente chamada de Parque Natural Municipal Paulo Gorski, reconhecido como principal ponto turístico de Cascavel, maior área verde em perímetro urbano do sul do País, preserva importante remanescente da mata de nossas araucárias e é o principal reservatório de água da cidade. Além destas características, o parque “promove a empatia socioambiental e é referência regional de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de lazer, esporte e recreação em contato com a natureza promovendo qualidade de vida através da preservação de nossa fauna e flora contribuindo assim com a função social da cidade”.

Como explicou Nei Haveroth, “a partir destes pontos, o Plano de Manejo vai definir o zoneamento da área e as regras que definirão os tipos de uso do parque, por exemplo, garantindo a preservação das araucárias, a vida das espécies de animais existentes, a conservação da mata e o uso para esporte e lazer do entorno do Lago”.

Atualmente, está em andamento o plano de desassoreamento do Lago, de responsabilidade da Sanepar e também está sendo estudado a implantação do projeto do Território Verde, que prevê uma grande revitalização do local. “Sem o plano de manejo, no entanto, nenhuma nova intervenção pode ser feita”, assinala Ailton Lima.

Conforme assinala a vereadora Beth Leal, “os vereadores têm uma semana para propor sugestões através da Comissão de Meio Ambiente, que está acompanhando de perto a elaboração do plano de manejo e escutando a população em suas propostas de uso para aquela área”.

Participaram da reunião desta tarde os vereadores Pedro Sampaio, Josias de Souza, Cidão da Telepar e Romulo Quintino e as assessorias dos vereadores Cleverson Sibulski, Tiago Almeida, Soldado Jeferson, Valdecir Alcantara, Mazutti, Celso Dal Molin e Serginho Ribeiro.