Comissão propõe selo ‘Amigo do Turismo’ para incentivar turismo e geração de renda

Foi protocolado nesta terça-feira (06) o Projeto de Lei nº 100 de 2021, proposto pelos vereadores da Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais, Edson Souza (MDB), Cidão da Telepar (PSB), Tiago Almeida (DEM), que institui o selo turístico denominado “Amigo do Turismo”.

O selo tem como finalidade reconhecer as pessoas jurídicas ou proprietários de propriedades rurais que desenvolvam o turismo urbano e rural e que contribuam e desenvolvam projetos de incentivo e fomentação do turismo e ecoturismo no Município de Cascavel. O projeto foi construído em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (SEMDEC), Cascavel Convention & Visitors Bureaux (Visite Cascavel) e Agência de Desenvolvimento turístico do Oeste do Paraná (Adetur Oeste). Os requisitos para concessão do selo turístico “Amigo do Turismo” serão regulamentados por meio de ato próprio do Poder Público Municipal.

Podem receber o selo os restaurantes, hotéis, agência de viagens receptiva, organizadores de eventos, guias turísticos, casas de eventos, propriedade de turismo rural, parques temáticos, transportadores turísticos, acampamentos turísticos e associação de artesãos. Os premiados podem utilizar o selo "Amigo do Turismo" em promoções e divulgações de ações que fomentem o turismo e o ecoturismo na cidade de Cascavel e seus nomes serão divulgados nos perfis oficiais do município.

Como explica o vereador Cidão da Telepar, “é preciso reconhecer as empresas e propriedades rurais instaladas no município de Cascavel que fomentam o turismo e ecoturismo local, de modo a aumentar a cadeia produtiva gerando maiores possibilidades de emprego e renda”. Para eles, é preciso romper com o pensamento simplista de que não tem espaço ou público para ações de turismo e ecoturismo em Cascavel.

“Em contato com pessoas e empresas que trabalham neste ramo verificamos que existe um amplo campo de atuação na área, inclusive na exploração do turismo rural, uma vez que nossa região é contemplada por diversas belezas naturais, porém muito pouco exploradas e divulgadas”, destaca Edson Souza.

Tiago Almeida cita ainda que “a cidade tem a vantagem de ser um entroncamento rodoviário importante, pelo qual passam pessoas de outras regiões do Paraná e outros estados do Brasil”. É possível apontar o turismo de negócio como uma das possibilidades a serem exploradas, o turismo de agronegócio, a visitação de atrações naturais e outras atividades que permitam a estadia prolongada de visitantes na cidade, com maior ocupação na rede hoteleira e uso de serviços da cidade.