Darci Casagrande e Carlos Eduardo Casagrande recebem homenagem na Câmara

A Câmara de Cascavel realizou a entrega nesta quarta-feira (20) do título de cidadão honorário para Darci Casagrande e o título de Cidadão Benemérito de Cascavel para seu filho e atleta, Carlos Eduardo Casagrande. As honrarias foram propostas pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (Podemos) e pelo vereador Pedro Sampaio (Podemos).

Estiveram presentes Renato Silva, vice-prefeito, os vereadores Sadi Kisiel, Cidão da Telepar, Santello, Josias de Souza e Policial Madril, o Edgar Bueno, ex-prefeito de Cascavel e Ricardo Bueno, seu filho e os jornalistas Edson Morais, Bolivar Cacau Negreiros e Jorge Guirado. Acompanharam a cerimônia, Sirlei Casagrande, esposa de Darci, os filhos Luis Felipe Casagrande e Maria Eduarda, além de diversos amigos e colegas.

Darci nasceu em 09 de julho de 1944, em Erval Grande, distrito de Erechim/RS. Desde sua chegada a Cascavel em 1970, Darci Casagrande tem sido um pilar na comunidade, dedicando sua vida ao Hotel Plaza Cascavel, uma empresa que não só gerou empregos e renda, mas também contribuiu significativamente para o desenvolvimento econômico da região.

Pedro Sampaio lembrou que “o entusiasmo e o trabalho de Casagrande também foram essenciais no Cascavel Sporte Clube. Ao longo de mais de duas décadas, Darci dedicou seu tempo, recursos e paixão ao clube, desempenhando papéis essenciais como diretor, supervisor e gerente de futebol”. Seu envolvimento foi decisivo em 1980, quando o CEC conquistou o único título de Campeão Paranaense da Cidade, além de cinco anos consecutivos como campeão do interior.

“Considerando suas contribuições excepcionais para o desenvolvimento econômico, social e esportivo de Cascavel, é justo e necessário reconhecer publicamente Darci Casagrande como cidadão honorário do município, a mais importante honraria que a cidade pode oferecer”, destacaram os proponentes.

Tchê, como Darci é conhecido, é pai do campeão brasileiro de futebol pelo Santos Futebol Clube, Preto Casagrande, que em 2004 trouxe a taça para nossa cidade e foi o segundo homenageado do dia.

Carlos Eduardo Casagrande, popularmente conhecido como Preto Casagrande, teve uma carreira multifacetada no cenário do futebol brasileiro, tanto como jogador quanto como treinador. Como jogador, iniciou sua jornada nas categorias de base do Vasco. Ao longo de sua carreira, passou por diversos clubes, deixando sua marca e conquistando títulos significativos. Merece destaque suas passagens pelo Esporte Clube Vitória, onde foi protagonista no bicampeonato nordestino e nos títulos estaduais de 1997 e 1999, além do Bahia, clube no qual foi bicampeão da Copa do Nordeste e venceu o campeonato baiano, recebendo a Bola de Prata em 2001 como o melhor volante do campeonato brasileiro.

Preto Casagrande também teve experiências internacionais, jogando no Vitória de Guimarães, em Portugal, antes de retornar ao Brasil para representar o Bahia novamente. Sua passagem pelo Santos, com a conquista do título brasileiro em 2004, e pelo Fluminense, no qual foi campeão carioca, evidenciam sua versatilidade e capacidade de se destacar em diferentes contextos e clubes.

Após encerrar sua carreira como jogador, Preto Casagrande iniciou uma transição para a carreira de treinador. Sua passagem pelo Esporte Clube Bahia como auxilar-técnico e posteriormente como técnico interino demonstra seu comprometimento e dedicação ao desenvolvimento do clube.