Denúncia de Celso Dal Molin leva MP a responsabilizar Sanepar por surto de diarreia

Na última segunda-feira (04) o vereador Celso Dal Molin tomou conhecimento da ação civil pública por danos morais coletivos, proposta pelo Ministério Público do Paraná contra a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, iniciado a partir de denúncia feita por ele em 2019. Para o vereador, a ação civil pública, em que o MP requer a condenação da Sanepar mais de 1 milhão e 200 mil, a título de indenização, reparará prejuízos causados à sociedade cascavelense pela conduta ilegal da Sanepar, que forneceu água imprópria ao consumo humano em vez de água tratada adequadamente.

Dal Molin lembra que procurou o MP para denunciar a contaminação da água da rede de abastecimento público pelo protozoário Cryptosporidium spp, responsável por um surto de diarreia aguda nos meses de dezembro de 2018 a maio de 2019. Segundo levantamento do Município, mais de 12 mil pessoas com sintomas foram atendidas na rede pública de saúde, gerando despesas adicionais de R$ 1.644.087,38 para a Secretaria de Saúde. Na época, o Ministério da Saúde chegou a realizar uma pesquisa que atestou a contaminação na água pelo protozoário.

O Ministério Público, no documento da ação, afirma que “a água fornecida à população pela Sanepar, através da rede pública de abastecimento, era e é, a única disponível nas torneiras e chuveiros de todos os imóveis de Cascavel/PR, cujo uso e consumo é inevitável, indispensável e insubstituível. De fato, ao se detectar que a água servida na oportunidade pela SANEPAR estava na origem de uma doença capaz, inclusive, de levar à morte, instaurou-se um sentimento coletivo de insegurança”.

“Milhares de cidadãos cascavelenses foram vítimas da água contaminada e sofreram com fortes dores intestinais e outros desconfortos físicos. Toda a população teve que conviver com a posterior insegurança ao se obrigarem a consumir a água fornecida pela Sanepar, sem a certeza de que o recurso, indispensável à sua saúde, estaria próprio para o consumo e não lhe traria algum tipo de doença”, defendeu Celso Dal Molin.

O vereador continuará acompanhando o processo, bem como o andamento das dezenas de denúncias que se iniciaram a partir de seu trabalho, fiscalizando os serviços públicos prestados à população.