Desafetação de área é avanço em direção à implantação de Colégio Agrícola

Na manhã desta segunda-feira (14), foi votado em primeira discussão na Câmara de Vereadores, Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a desafetar áreas de utilidade pública e doá-las à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), com o objetivo de fazer instalação de área prática da Agrotec, Lavoura da Agrotec e Parque Ambiental de Cascavel – PAC.

De acordo com o Executivo, com essa alteração em breve será encaminhado ao Legislativo a criação do Parque de Agroinovação para apreciação, discussão e aprovação dos vereadores. Então será feito o encaminhamento de uma proposição alterando a destinação do imóvel das edificações da Agrotec, permitindo o funcionamento e a instalação do Colégio Técnico Agrícola de Cascavel. Na terça (15), o projeto retorna à pauta para segunda votação.

“É uma alegria saber que o sonho de termos um Colégio Agrícola em Cascavel está prestes a virar realidade. Hoje damos mais um passo para essa implantação. É a parte burocrática necessária. Deixo aqui meu agradecimento a todos os vereadores que acataram essa ideia conosco, ao diretor da Fundetec Alcione Gomes, ao prefeito Paranhos e ao deputado estadual Gugu Bueno por unirem forças para que nosso projeto saia do papel”, destacou o vereador Professor Santello.

Desde 2017, quando foi suplente de vereador e chegou a ocupar a vaga, Santello está em busca da efetivação desse projeto. Depois de eleito e de assumir em 2021, ele fez uma indicação, com apoio de todos os outros vereadores, pedindo ao Poder Executivo a implantação da instituição nesse local. “Com o colégio implantado, os filhos dos pequenos produtores rurais aprenderão técnicas para colocarem em prática na sua propriedade, levando o conhecimento e transformando isso em valores. A ideia é educacional e social. Será um grande incentivo à agricultura familiar, à agricultura orgânica, que são esses pequenos agricultores que levam a comida na mesa do consumidor”, finalizou Santello.

Sobre o local

Criada em abril de 1993, a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é uma Fundação pública do Município de Cascavel, ampliada em dezembro de 1996 com a criação do Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste (Lei Municipal nº 3.257/2001). A Fundetec tem por objetivo desenvolver processos cooperativos que promovam o Desenvolvimento Socioeconômico Regional, por meio de mecanismos de capacitação do setor produtivo, principalmente de agroindústrias e do setor de tecnologia da informação e comunicação, visando o progresso econômico e social, com respeito ao meio ambiente. Em um complexo de 148 hectares, a Fundetec conta com o Laboratório de Análises Físico-Químicas, o CIT (Centro Incubador Tecnológico), a Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária), além de auditório, refeitório, salas de treinamento e reunião, localizados na BR 277, km 573, no trevo de acesso a São João, em Cascavel.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC