Edson Souza cobra Executivo por reposição aos servidores da inflação de 2019 a 2021

A proposta que previa reajuste de 2,46% aos servidores públicos municipais foi aprovada na sessão de ontem, segunda-feira (06). No entanto, o percentual, que cobre apenas a variação da inflação, foi questionado pelo vereador Edson Souza (MDB), que cobrou um reajuste maior aos servidores da cidade de Cascavel.

Durante a fala na Sessão Ordinária, Edson declarou que o valor apresentado pelo Executivo Municipal é injusto e não é adequado ao momento, tendo em vista o elevado custo de vida que é observado no Brasil, com constante alta nos preços dos alimentos, dos combustíveis e de outros produtos essenciais.

Edson ainda aproveitou para pedir a valorização do trabalho realizado pelos servidores públicos de Cascavel. “A gente faz a gestão pública para cuidar das pessoas. Mas a gente não pode esquecer que quem faz a gestão pública são os servidores públicos, que são pessoas. Nós tínhamos que dar uma reposição de verdade para esses servidores, pois são eles que constroem a gestão de verdade”, enfatizou.

Ainda durante a fala na sessão, o vereador comentou que um reajuste justo para os servidores estaria na casa dos 10,26%, sendo que 7,8% corresponderiam a correções referentes ao período de 2020-2021 e os outros 2,46% que correspondem ao intervalo de 2019-2020.

Como exemplo de que é possível apresentar uma proposta melhor, Edson citou o anúncio feito pelo Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, que apresentou uma proposta que reajusta em média 20% o salário dos professores da Rede Estadual de Ensino, sendo que para os professores em início de carreira esse percentual ultrapassa os 48%.

Para o vereador, o valor apresentado pelo Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, simboliza a escolha feita pelo chefe do Executivo Municipal, que optou por não dar atenção devida aos servidores do Município. “É possível dar essa reposição, não é ilegal. É uma escolha. É uma opção desse governo não tratar bem os servidores públicos”, comentou.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC