Jornalistas da TV Tarobá recebem moção por matérias sobre duplicação da BR-163

A repórter Fernanda Toigo e o cinegrafista Davi Ferreira, da TV Tarobá, foram homenageados com a aprovação, por unanimidade nesta terça-feira (03), de uma moção de aplauso proposta pelos vereadores Romulo Quintino (PL) e Pedro Sampaio (PSC). O reconhecimento do Legislativo é pela série de reportagens “Duplicação da BR-163: O Sonho não Acabou”, que retratou a paralisação das obras da rodovia.

A duplicação, que começou em 2014 e deveria estar pronta em 2017, foi paralisada nos trechos entre Cascavel e Realeza e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, totalizando quase 110 quilômetros. Porém, como consequência do impacto da série jornalística, aliada ao movimento das forças políticas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) acabou anunciando a retomada da duplicação do trecho de 74 km de Cascavel até o distrito de Marmelândia, em Realeza.

A TV Tarobá compareceu à sessão representada pela diretora de conteúdo Isabel Tavares e pelo apresentador Edson Moraes, além dos homenageados Fernanda e Davi e de vários outros profissionais da emissora. Nas palavras do proponente Romulo Quintino, “a forma como foi feita essa matéria, a sua produção, expressando a realidade em que está essa pista, servirá como um instrumento poderosíssimo para conseguirmos virar essa página, concluir essa duplicação e proporcionar segurança aos usuários dessa rodovia”.

Pedro Sampaio, coautor da moção, contou um detalhe sobre a homenagem. “Na semana passada, eu liguei para a Fernanda pedindo informações e ela achou que era para outra fazermos uma outra moção sobre o assunto. Mas eu já estava alinhado com o Romulo e o objetivo era justamente para homenageá-los por uma matéria de extrema relevância e importância para a nossa cidade”, relatou.

“Jornalismo não existe para enriquecer o ego, esse não é o objetivo. Jornalismo se faz com responsabilidade. Na Tarobá, encontrei um ambiente riquíssimo, uma equipe séria, competente, para fazer um trabalho extenso como esse. Uma série de quatro episódios longos não se faz da noite para o dia”, falou Fernanda Toigo ao agradecer a moção. “Mas agora, senhores vereadores, o papel da imprensa foi cumprido com amor e com zelo. Agora convoco cada um de vocês para que venha com a gente, porque a gente precisa brigar pelo que é nosso, pela promessa que foi feita, pelos recursos que foram colocados, pelas pessoas que precisam ver esse trabalho com começo, meio e fim”, completou a jornalista.