Legislativo entrega moção ao prefeito durante inauguração da sede da Transitar

A Câmara Municipal entregou ao prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), na manhã desta quarta-feira (07), uma placa com a Moção de Aplauso aprovada na sessão de ontem (06) e dedicada ao Município de Cascavel, pela obtenção do quarto lugar entre as melhores cidades brasileiras em planejamento e investimento urbanos, conforme dados pesquisados pelo Ranking Connected Smart Cities 2020, e divulgado nacionalmente na edição do dia 30 de junho de 2021 do jornal Valor Econômico. A homenagem foi feita durante o evento em que o prefeito inaugurou a nova sede da Autarquia de Mobilidade, Transporte e Trânsito de Cascavel (Transitar).

A solenidade foi marcada para “sepultar” oficialmente a extinta Cettrans, com a baixa do CNPJ da antiga companhia de trânsito de Cascavel. O prefeito Paranhos e a presidente da Transitar, Simoni Soares, inauguraram a nova sede da Transitar, autarquia que vem implantando um novo modelo de trânsito que prioriza as ações de orientação.

O presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC), considera oportuno o momento para a entrega da Moção nº 35/2021 à municipalidade representada pelo chefe do Executivo, já que um dos pontos altos da colocação de Cascavel no ranking do Valor Econômico é justamente a qualidade das ações na mobilidade urbana. “Aproveitamos o momento para entregarmos uma homenagem aprovada pelos 21 vereadores ao quarto melhor prefeito em mobilidade urbana”, disse ele.

Além de Alécio, a comitiva de parlamentares que representou o Poder Legislativo no evento contou com Beth Leal (Republicanos), Cidão da Telepar (PSB), Soldado Jeferson (PV), Mazutti (PSC), Tiago Almeida (DEM), Josias de Souza (MDB), Melo (Progressistas) e Professor Santello (PTB).

Fim da “fábrica de multas”

Sobre o processo que levou à extinção da Cettrans e à criação e implantação da Transitar, Paranhos fez questão dar créditos à Câmara Municipal. “Eu preciso aqui agradecer ao Legislativo, que acreditou naquilo que apresentamos. Foi uma decisão difícil, tanto que se arrastou por décadas por não se querer mexer num problema que era visível. Com essa mudança, já economizamos R$ 10 milhões e, até o final do meu mandato, serão R$ 40 milhões que serão investidos em outros segmentos do trânsito de Cascavel”, afirmou o prefeito.

Quem acompanhou de perto todo esse processo de transição foi a Comissão de Finanças da Câmara. O vereador Mazutti participou dessa comissão e deu seu testemunho. “Já estive na função de presidente da Comissão de Finanças e vivemos um duro embate, mas entendíamos que era necessária a extinção da Cettrans, marcada para esse dia de hoje. Com a Transitar teremos resultados muito melhores, com certeza”, garantiu o parlamentar.

O presidente da Câmara também comemorou o momento. “Hoje é efetivamente o sepultamento da Cettrans, que era uma verdadeira fábrica de multas e de tantos problemas que foram parar na justiça. A Câmara de Vereadores fez essa transição, passamos por momentos difíceis na legislatura passada, mas hoje estamos comemorando um novo modelo de administração do trânsito da cidade de Cascavel”, concluiu Alécio.