Lei Municipal 7.288: alunos desenvolvem atividades contra Pedofilia

A Câmara de Vereadores de Cascavel recebeu na sessão ordinária desta segunda-feira (13), professores e alunos do 6º ano do Colégio Estadual Jardim Consolata. Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer a Casa de Leis e expor trabalhos desenvolvidos em sala de aula que tiveram como referência a Lei n.º 7.288/2021, de autoria dos vereadores Professor Santello (PTB) e Beth Leal (Republicanos).

Sancionada em setembro deste ano, a propositura determina que escolas públicas e particulares e também transporte escolar e coletivo fixem cartazes com informações contendo telefones para denúncias contra abuso, violência e assédios sexuais infanto-juvenis. “A partir do momento que foi aprovada fizemos cartazes e com o apoio da Secretaria de Educação e Núcleo de Educação, enviamos para todas as 220 instituições de ensino de Cascavel, para que tomassem conhecimento e cumprissem a lei, ou seja, que afixassem esses cartazes em locais visíveis na escola”, ressaltou Santello.

E as ações para cumprimento da lei não pararam por aí. Escolas estão aderindo e realizando trabalhos com alunos, como foi o caso do Colégio Estadual Jardim Consolata. Os alunos do 6º ano, na disciplina de Língua Portuguesa da professora Mônica Cristina Kolba, confeccionaram cartazes relacionados à lei municipal, dentro do conteúdo “leitura e interpretação de diversos gêneros textuais” do Programa “SE LIGA!”, bem como interpretação e reconhecimento de textos oficiais.

A educadora levou à sala de aula vários gêneros textuais, abrindo possibilidades para diferentes interpretações no texto, e jovens desenvolveram excelentes trabalhos em sala de aula. “É uma alegria muito grande saber que nosso projeto de lei está sendo trabalhado de forma pedagógica nas escolas. Assim, crianças entendem a importância de denunciar e não aceitar esse tipo de violência. Gostaria de parabenizar esses alunos, escola, os professores, a coordenação pedagógica (professor Ricardo Munhoz) e direção por esse brilhante trabalho, que com certeza salvará muitas vidas”, ressaltou Professor Santello.

Para a vereadora Beth Leal, é através da educação que se transforma a sociedade, e esse é o objetivo da Lei. “Quero parabenizar os professores que viram nesta lei, a oportunidade de desenvolver um trabalho sério interligando o legislativo e a comunidade. Parabéns principalmente às crianças, que por meio de cartazes fizeram suas manifestações individuais, refletindo e dizendo não à violência infantil”, concluiu a legisladora.

Assessoria de Imprensa/ Vereador Professor Santello