Madril pede informações sobre efeitos da vacinação na redução de casos e óbitos

Com o objetivo de combater a disseminação de “fake news" e a desinformação que pode atrapalhar o sucesso do programa de imunização, o vereador Policial Madril (PSC) protocolou na segunda-feira (14) um requerimento solicitando dados epidemiológicos da covid-19 relacionados à vacinação. O Requerimento nº 189/2021, se aprovado em Plenário, será encaminhado ao secretário de Saúde Miroslau Bailak, que terá prazo de 15 dias para responder.

Entre os dados pedidos por Madril, estão relatórios detalhados sobre números de mortes e infecções pela covid-19 registrados entre pessoas que já tomaram as duas doses da vacina. Ele quer saber também se a Secretaria já constatou se a vacinação, até o presente momento, já foi capaz de reduzir mortes, internações e a ocorrência de casos, e em que proporção.

“Tem surgido entre a população questionamentos quanto à eficiência da vacina na diminuição de casos, bem como na redução de mortes pela doença. Precisamos dessas informações para prestar esclarecimentos à sociedade, evitando o compartilhamento de desinformação e a disseminação de ‘fake news’, que de certo modo podem atrapalhar a imunização da população e a contenção da pandemia em nossa cidade”, explicou o vereador.