Moção pede reabertura de ensino médio noturno no Colégio Olinda Truffa

A Câmara Municipal de Cascavel aprovou na sessão desta terça-feira (7), a Moção de Apelo nº 67, solicitando a reabertura do ensino médio noturno do Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho ao Secretário de Estado da Educação e Esportes do Paraná, Renato Feder e ao Núcleo Regional de Educação, para a totalidade do atendimento à estudantes.

Segundo a pedagoga Marilda, que atua há 21 anos na escola, é preciso olhar com outros olhos para o ensino noturno. "São alunos trabalhadores que, por muitas vezes, iam direto do trabalho para a escola. Temos demanda da comunidade, no entanto, nossa escola, equipada, fica ociosa durante a noite. É muito triste", afirma.

O fechamento gradativo do Ensino Médio noturno no Paraná foi anunciado no final de 2019, pelo Governo do Estado. Com esta medida, que surpreendeu professores e diretores, jovens foram forçados a escolher entre trabalhar ou estudar, o que agravou ainda mais a evasão escolar, tendo em vista a realidade social imposta, onde muitos alunos precisam ajudar no orçamento da família.

Para a Professora Liliam (PT), proponente da Moção, "é de responsabilidade do Estado melhorar a educação, criando situações que motivem a procura por um ensino regular e de qualidade. No entanto, essa medida negou à comunidade o acesso à educação pública de qualidade, gerando a exclusão, e não a ampliação das vagas. A reabertura do ensino médio noturno do Colégio Olinda é urgente para que se cumpra o previsto na Constituição Federal Brasileira, garantindo a todos o direito à educação", destaca.

Além da vereadora Professora Liliam, outros parlamentares subscrevem a proposição, que foi aprovada por unanimidade: Beth Leal (Republicanos), Cabral (PL), Celso Dal Molin (PL), Cidão da Telepar (PSB), Cleverson Sibulski (PROS), Dr. Lauri (PROS), Edson Souza (MDB), Josias de Souza (MDB), Policial Madril (PSC), Professor Santello (PTB), Romulo Quintino (PSC), Sadi Kisiel (PODE), Soldado Jeferson (PV), Tiago Almeida (DEM) e Valdecir Alcântara (Patriota).

Assessoria da Vereadora Professora Liliam/CMC