Pedro Sampaio propõe incluir festival de vinho como evento oficial de Cascavel

Caso seja aprovado o Projeto de Lei nº 9/2024, apresentado pelo vereador Pedro Sampaio (Podemos), o Calendário Oficial de Eventos do município passará a incluir o “Wine Day Festival”. Voltado para a enogastronomia, o evento já é realizado desde 2022, na primeira quinzena de abril.

O proponente destaca que o festival já possui amplo reconhecimento, reunindo produtores nacionais e internacionais de 12 países, e proporciona a apreciação de mais de 900 rótulos, consolidando-se como uma referência na cultura do vinho e sua harmonização com a gastronomia. “No âmbito econômico, o ‘Wine Day Festival’ assume papel relevante ao gerar empregos diretos e indiretos, estimular o comércio local e fomentar o turismo na região. Destaca-se, ainda, o estabelecimento de parcerias com empresas locais, promovendo o crescimento dos negócios regionais”, defende Pedro Sampaio ao justificar o projeto.

As edições anteriores desse evento contaram com a presença de aproximadamente 1.000 visitantes em cada edição, provenientes de diversas regiões do Brasil, Argentina e Paraguai, o que evidencia o caráter turístico e atrativo do festival, segundo o vereador. “Por isso, a realização regular do festival contribui para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade, estimulando investimentos em infraestrutura e serviços, e criando um ciclo virtuoso de crescimento e inovação”, completou Pedro Sampaio.