Notícias

Professor Santello e Beth Leal pedem unidade especializada em saúde do idoso

No Brasil, estima-se que existam atualmente, cerca de 17,6 milhões de idosos. Só em Cascavel, passaram de 40 mil. E a população acima dos 60 anos só aumenta a cada dia. Com esse crescimento, são necessárias medidas e políticas que ajudem a melhorar a qualidade de vida desses cidadãos, principalmente com relação à saúde pública. Pensando nessa necessidade, os vereadores Professor Santello (PTB) e Beth Leal (Republicanos) solicitaram à Secretaria de Saúde e de Assistência Social, por meio de Indicação, estudos para implantação de uma Unidade de Referência da Saúde do Idoso, com atendimento especializado por equipe interprofissional em atenção integral à saúde do idoso.

As atividades dessa unidade estariam relacionadas às questões específicas da população idosa, abrangendo ações preventivas de promoção e proteção à saúde, capacitação de profissionais da atenção básica, pesquisas na área de gerontologia, e atendimentos de maior complexidade. A constituição da equipe seria multidisciplinar, sendo composta por um especialista em gerontologia e geriatria, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e auxiliar de enfermagem. As ações seriam intersetoriais, com foco na formação de uma rede de proteção ao idoso, com atendimento na área da saúde, e com ações voltadas à prevenção de doenças, ações educativas e de suporte aos profissionais da atenção primária.

A implantação de uma Unidade de Referência ao Idoso atende ao previsto no Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.741/2003, assim como, está em conformidade com o previsto no artigo 3º da Política Municipal do Idoso, Lei Municipal nº 7.002/2019, que estabelece como dever da família, da sociedade e do Estado, assegurar ao idoso o direito à cidadania, garantindo sua convivência familiar a participação na comunidade, defendendo a dignidade, o bem estar e o direito à vida.

“A garantia da promoção e atenção integral à saúde do idoso, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade, é essencial para o cumprimento dos direitos assegurados no Estatuto do Idoso. Mais ainda, é fundamental para garantir a dignidade da pessoa, permitir a convivência em comunidade e promover a inclusão social”, destaca Beth Leal.

Além disso, a criação de uma Unidade de Referência especializada está em consonância com as diretrizes previstas no artigo 4º da Política Municipal do Idoso, que incluem priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, conforme a legislação vigente, a capacitação e atualização dos profissionais que atuam no atendimento ao idoso e a divulgação dos serviços, programas e projetos de atenção ao idoso, oferecidos pelo Município. “O tempo é implacável, e existe uma preocupação muito grande com relação aos nossos idosos e seus direitos. A criação dessa unidade servirá para dar mais dignidade a eles, permitindo que tenham acesso aos serviços fundamentais como saúde e o bem estar social”, concluiu Santello.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC