Projeto aprovado de Serginho Ribeiro inclui o Dia Mundial do Rock no calendário de eventos

Com 15 votos favoráveis e cinco contrários, a Câmara aprovou, em segunda e última votação na sessão desta terça-feira (13), o Projeto de Lei nº 99/2021, do vereador Serginho Ribeiro (PDT), que inclui no calendário oficial de eventos de Cascavel o Dia Mundial do Rock. Antes da sessão, músicos de rock se apresentaram no saguão do Legislativo, junto com o vereador.

Ao apresentar seu projeto, o autor explicou que a data já é comemorada no mundo todo e se refere ao histórico show Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985, no estádio de Wembley, na Inglaterra. Na ocasião, dezenas de artista e bandas de rock e outras vertentes musicais se apresentaram para levantar fundos para combater a fome na África, especialmente na Etiópia. “Com caráter simbólico e de rememoração de um evento que é considerado até hoje um dos maiores da história do Rock, se comemora anualmente o Dia Mundial do Rock, para que jamais seja esquecido o caráter contestador, vanguardista e social do gênero”, defendeu Serginho.

O parlamentar destaca que Cascavel tem forte tradição no rock e já foi palco de grandes eventos do gênero. Além disso, a cidade teve e tem grandes bandas do Rock, como, por exemplo: Corrente, Antimatéria, Herdeiros do Azar, Ecos da Tribo, Sangue Branco, Voz de Prisão, Cavaleiros do Apocalipse, Rosa Negra, Steel Lord, Lugubrius Him, Espelho Nu, Aspecto, Maria Madalena, Black Mass, Pregos da Viola, Hamerdown, Inocência, Brigada Portinari, Kreditor, etc.

“É imprescindível o reconhecimento do Dia Municipal do Rock em Cascavel como uma das expressões artísticas que mais revolucionou o planeta e impactou a vida de tantas pessoas. O que não foi diferente em nossa cidade, onde foi responsável pela união de milhares de pessoas em muitos eventos beneficentes e sociais que ajudaram muitas causas, além do desenvolvimento crítico e artístico entre os seus apreciadores”, concluiu Serginho.

Para marcar a data, apresentaram-se no saguão da Câmara os roqueiros cascavelenses Denise Farias, Leandro Quadros, Victor Nascimento e Theo Moreira. O vereador e músico roqueiro Serginho Ribeiro falou aos presentes sobre a data e também cantou, acompanhado de Denise e Leandro.