Região Norte poderá contar com sede do Pelotão de Choque

A Região Norte de Cascavel poderá ganhar em breve uma importante estrutura de segurança, caso um projeto do vereador Celso Dal Molin (PL), juntamente com Josias de Souza (MDB) e Sidnei Mazutti (PSC), continue no ritmo acelerado verificado até o momento. A ideia é descentralizar o Batalhão de Choque do 6º BPM, construindo uma sede em um terreno anexo ao Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), localizado no Jardim Floresta.

O assunto foi discutido em uma reunião na manhã desta terça feira (29) na Câmara de Vereadores de Cascavel.

O projeto tem todo o apoio do Comando da Polícia Militar em Cascavel. Segundo o Coronel Rubens Garcez, Comandante do 6º Batalhão, a descentralização atenderá a demanda por mais segurança daquela região e faz com que a Polícia Militar cumpra melhor o seu papel em um município com as dimensões de Cascavel. “Cascavel com este projeto se tornará referência para todo o estado do Paraná, uma vez que município com o mesmo tamanho, e até maiores, tem a mesma dificuldade de cobertura” destacou o Coronel.

A direção do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Cascavel tem se esforçado para tirar a ideia do papel. “Temos um compromisso com a educação, mas também em atender as principais necessidades da comunidade onde estamos instalados”, afirmou o Diretor Geral do IFPR em Cascavel, professor Luiz Carlos Eckstein.

Na reunião desta terça feira, Eckstein informou que toda a documentação do terreno está pronta, bastando apenas o aval da União. O terreno que será doado para a instalação da estrutura de segurança é área pública federal, por este motivo será necessário a transferência de posse para o Estado, ou se buscar verbas federais para que se cumpram as exigências legais.

Também participaram da reunião lideranças da Região Norte, como o representante da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Núcleo Norte, José Mauri Guarasquin. Segundo ele, a presença de trânsito de viaturas e soldados da Policia Militar na região já dará resultados significativos quanto à diminuição dos índices de violência.

O vereador Celso Dal Molin informou que o grupo já tem novas reuniões agendadas, e contatos serão feitos nos próximos dias com deputados estaduais e federais que representam a região, a fim de que recursos sejam destinados ao projeto e o trâmite de liberação da área seja rápido.