Notícias

Reserva Técnica de Arqueologia do Museu Histórico receberá o nome de Maurício Schneider

Foi aprovado nesta segunda-feira (20) o Projeto de Lei nº 106 de 2021, que denomina de “Dr. Maurício Schneider” a Reserva Técnica de Arqueologia do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança. A homenagem foi proposta pelo vereador Serginho Ribeiro, do PDT.

O historiador, arqueólogo e egiptólogo Maurício Schneider morreu em maio deste ano em decorrência da COVID-19 e foi, como conta Serginho Ribeiro, “um dos maiores historiadores e arqueólogo brasileiros das últimas décadas”. Maurício obteve o título de bacharel em história pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1995, o doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo em 2006 e se tornou referência nacional e internacional nos estudos sobre o Egito Antigo e a arqueologia. Escreveu o livro "O Egito Antigo", publicado pela primeira vez em 2004, além de diversos artigos, notas técnicas, textos publicados em jornais e revistas, participou de eventos e congressos, projetos arqueológicos em museus e missões arqueológicas.

O arqueólogo atuou em Cascavel no Colégio Dom Bosco, no Curso Preparatório Alfa, na Universidade Paranaense (Unipar) e também orientou a coordenação do Museu Histórico para que se tornasse um centro de referência para recebimento de acervos arqueológicos do oeste do Paraná a serem destinados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Assessoria de Imprensa/CMC