Sessão solene no Legislativo vai homenagear na sexta a Associação Amor em Fios

Uma sessão solene a partir das 9h30 da próxima sexta-feira (12) vai marcar a entrega de um Voto de Louvor e Congratulações à Associação Amor em Fios. Proposta pelos vereadores Cidão da Telepar (PSB), Pedro Sampaio (PSC) e Alécio Espínola (PSC), a homenagem foi oficializada pelo Requerimento nº 303/2021, aprovada em Plenário no mês de outubro.

Os vereadores proponentes farão a entrega do Voto de Louvor e Congratulações à criadora do Projeto Amor em Fios, a odontóloga cascavelense Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes. O objetivo da homenagem é destacar os serviços prestados ao município pela Associação, que tem como finalidade a melhoria da autoestima das pessoas em tratamento de câncer.

Histórico

O projeto Amor em Fios foi criado em 2016, pela odontóloga cascavelense Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes e tem por objetivo trabalhar pela autoestima das mulheres que estão fazendo tratamento quimioterápico. Apesar de ser uma iniciativa recente, o projeto já está atendendo também as crianças. Baseada em uma iniciativa no Canadá, Simone criou o Amor em Fios Kids.

O trabalho do Amor em Fios consiste na arrecadação de lenços e também na confecção de perucas para posterior empréstimo, através de bancos de perucas. A mão de obra para a confecção das perucas é especializada e cara, fatos que acabam impossibilitando o acesso das pacientes a esse acessório e os lenços são destinados às mulheres que não se adaptam à peruca.

Já o projeto Amor em Fios Kids foi criado em 2018 e trabalha com a confecção de perucas ou toucas inspiradas em fadas, princesas e príncipes para crianças com câncer. Os pequenos pacientes, ao usarem a peruca temática, se sentem personagens de um mundo mágico, o que os auxilia no enfrentamento da doença e suas consequências.

Neste ano, com a pandemia, as voluntárias se viram desafiadas por outra dura realidade que veio à tona. Diante disso, Amor em Fios transformou tudo o que tinha em cestas básicas com alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza e mais de oito mil máscaras que as voluntárias confeccionaram.

Com o auxílio de doações e com o trabalho das voluntárias, a Associação conseguiu amenizar o sofrimento de pessoas de mais 12 estados brasileiros para os quais os produtos foram doados. Além de hospitais do câncer, outras instituições, como os asilos, também receberam doações do Amor em Fios.

O Amor em Fios conta com mais de 60 voluntários entre peruqueiros, crocheteiras, costureiras, dentre outros profissionais. Hoje, o projeto possui mais de 300 diferentes itens, como as próteses mamárias, a boneca Alegria e o boneco Abraço. A matéria-prima para a confecção dessas peças é fruto de doações da comunidade de Cascavel e região.

Independente e apartidário, o Projeto Amor em Fios Cascavel não tem vínculo com nenhuma instituição de saúde e já atua em nível nacional, já que seus produtos são enviados para qualquer parte do Brasil.