Soldado Jeferson propõe lei para controlar população de formigas cortadeiras

Na busca para reduzir os danos causados pelas formigas cortadeiras na arborização e ajardinamento da área urbana de Cascavel, assim como nas pastagens da área rural, o vereador Soldado Jeferson (PV) protocolou, na tarde da segunda-feira (28), um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade do controle da população desse inseto. O PLO 93/2021 será lido em Plenário nesta terça (29) e logo em seguida encaminhado para pareceres das comissões antes de ser incluído na pauta de votação.

O texto da proposição define obrigações para proprietários, arrendatários ou qualquer pessoa física ou jurídica que detenha qualquer forma de direito de uso sobre imóveis rurais e urbanos, além dos responsáveis por áreas de domínio em vias rodoviárias ou ferroviárias, incluindo concessionários, e também o poder público em qualquer área sob sua ocupação ou propriedade. As medidas de controle e combate deverão ser adotadas durante todo o ano.

“Esse projeto se faz necessário, e com urgência, devido à grande infestação e proliferação das formigas cortadeiras, o que representa grandes prejuízos ao meio ambiente e consequentemente à população de várias maneiras, na saúde principalmente”, destaca o Soldado Jeferson. De acordo com pesquisas, conforme justifica o vereador, os prejuízos causados nas pastagens por um só sauveiro (ninho de formigas), consome de 20 a 25 quilos de massa verde por dia, o equivalente ao consumo de um animal bovino.

Em florestas plantadas, apenas um sauveiro adulto é capaz de cortar uma tonelada de folhas verdes por ano. “E isso está acontecendo em praças, jardins e nas arborizações urbanas, incluindo o Lago Municipal, que hoje é o cartão postal da nossa cidade. Por isso, devemos executar uma ação imediata para o controle e combate deste inseto, evitando a destruição completa das áreas verde que margeia o Lago Municipal, além de parte da produção agrícola”, alerta o Soldado Jeferson. Ele ainda lembrou que existe o risco de comprometimento da segurança da barragem do Lago Municipal devido à infestação de formigas cortadeiras.