Foi aprovado em primeira votação, nesta segunda-feira (14), o Projeto de Lei nº 35/2021, que institui o Dia dos Catadores de Materiais Recicláveis no calendário oficial do município. Proposto pelo vereador Tiago Almeida (DEM), o projeto ganhou votos favoráveis de todos os presentes e retorna na terça (15) para apreciação final.
No dia 7 de junho de 2001 mais de 3 mil pessoas tomaram as ruas da Esplanada dos Ministérios em Brasília reivindicando os direitos dos catadores de materiais recicláveis. Foi então que o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis surgiu, mostrando a importância destes profissionais e lutando por seus direitos. Por isso, o dia 7 de junho é o dia escolhido para a comemoração em Cascavel, em respeito à luta e à mobilização nacional.
“Nós precisamos olhar por essas famílias que tanto trabalham e que tanto fazem pelo meio ambiente. Muita gente na cidade não faz ainda a separação do reciclável e depois vamos encontrar esse material lá jogado no rio, e esse material é o ganha-pão de muitas famílias. Temos que dar apoio a essas pessoas pelo bem que fazem à sociedade”, defendeu o vereador Tiago.
Assessoria de Imprensa/CMC