Vereadores da Comissão do Meio Ambiente vistoriam todos os Ecopontos da cidade

Na tarde de quinta-feira (13), os vereadores Professora Beth Leal (Republicanos), Soldado Jeferson (PV), Professor Santello (PTB) e assessoria do vereador Tiago Almeida (União Brasil) estiveram nos seis ecopontos de Cascavel.

A visita teve como objetivo conhecer a estrutura municipal relacionada a gestão dos resíduos, em especial no processo de regulamentação da Lei 7455/2022 analisada, votada e aprovada pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2022.

Os legisladores vistoriaram as condições dos locais, funcionamento e organização para que, a partir de políticas públicas, possam contribuir para melhorar o processo de reciclagem no nosso município.

“Pudemos conhecer melhor a sistemática e a logística de funcionamento dos ecopontos e aterro sanitário, assim, acompanhamos “in loco” o desenvolvimento dos espaços, onde pudemos identificar as fragilidades que precisam ser supridas”, ressaltou a vereadora Professora Beth Leal, presidente da Comissão.

O aterro sanitário de Cascavel entrou em funcionamento em 1996. Atualmente recebe 320 toneladas de lixo domiciliar, comercial e do setor de serviço por dia.  Só em 2022 foram processadas 100 mil toneladas de lixo. A estimativa é que 35% destes resíduos poderiam ser reciclados se fossem separados corretamente pelos moradores.

“Todos deveriam conhecer a realidade desses trabalhadores que reciclam nosso lixo. Percebemos que muitos fatores dificultam a vida deles, como por exemplo, a baixa coleta e os atravessadores, fazendo com que isso diminua a renda mensal. É necessário que a população faça a sua parte, que cada um faça a separação adequada do seu lixo”, reforça Professor Santello.

No trajeto, os vereadores conheceram a Usina de Biogás, onde hoje é possível aproveitar apenas 20% do gás produzido. Coletado por tubulações, este segue para uma usina, onde atualmente são distribuídos para 77 unidades do município contemplando escolas, Cmeis, praças e parques, gerando ao município uma economia de aproximadamente R$ 1,2 milhão ano.

Para o vereador Soldado Jeferson, “muito material que está no aterro poderia ser reaproveitado, gerando mais renda aos catadores e também economia aos cofres públicos. Temos o dever de repassar para outras pessoas a necessidade dessa consciência ambiental”.

“O apoio e acompanhamento da Câmara de Vereadores tem feito toda a diferença para que estas iniciativas sejam transformadas em Politicas Publicas a exemplo da Lei 7455/2022 que cria o Programa Sustentar. Ter a visita presencial da Comissão de Meio Ambiente nestes espaços demostra o compromisso dos vereadores com tudo que vem sendo investido e criado para que Cascavel continue Avançando em Sustentabilidade e melhorando a vida das pessoas", frisou Ailton Lima, Diretor de Conservação Ambiental.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC