Vereadores mobilizam órgãos públicos para diminuir acidentes de trabalho

Os vereadores Professor Santello (PTB) e Beth Leal (Republicanos) se reúnem a partir das 14h nesta quinta-feira (07), na antessala da Câmara de Vereadores de Cascavel para discutir maneiras para reduzir o número de acidentes de trabalho registrados em Cascavel e seu impacto na economia da cidade e na qualidade de vida dos trabalhadores. Estarão presentes representantes de entidades de classe ligadas ao assunto e órgãos fiscalizadores.

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Os acidentes de trabalho são uma questão urgente para Cascavel: a cidade é a terceira no Paraná que mais se afasta por acidentes de trabalho e no Brasil está na 47ª posição, ou seja, entre 5.570 cidades, o município está entre as 50 que mais afastam trabalhadores no Brasil por conta deste tipo de acidente.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho em Cascavel, só em 2020 foram 3.020 acidentes de trabalho e 17 óbitos e as atividades que mais acumulam esses índices são: comércio atacadista e varejista, atividades de atenção à saúde humana, fabricação de veículos automotores e fabricação de produtos alimentícios.

O público-alvo da reunião não será apenas trabalhadores de empresas, mas também autônomos. “Queremos discutir a melhor forma para instruir e capacitar os trabalhadores informais como o pintor, o eletricista, o motofretista, instaladores de ar-condicionado, borracheiro e o pedreiro que é autônomo e que ao sofrer esses acidentes, têm seu orçamento familiar e sua profissão comprometida”, ressaltou Santello.

“Vamos discutir no encontro de que forma poderemos contribuir na formação e conscientização desses profissionais, sejam eles funcionários, autônomos ou trabalhadores de pequenas empresas. Acreditamos que esse trabalho em conjunto com todos esses órgãos poderá diminuir o impacto previdenciário na cidade, os transtornos aos trabalhadores e as lotações dos prontos socorros de nossa cidade”, concluiu Beth.

No encontro estarão presentes representantes do Ministério Público do Trabalho, Agência do Trabalhador, Secretaria de Saúde de Cascavel, Copel, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Escola do Legislativo da Câmara, Vigilância em Saúde do Trabalhador VISAT, Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho e  4º Agrupamento de Bombeiros de Cascavel.

Assessoria de Imprensa/ Professor Santello