Vereadores vão à posse e repassam demandas ao novo comandante da UPS Norte

Os vereadores Emerson Vilanova (PTB), Soldado Jeferson (PV) e Josias de Souza (MDB) estiveram na manhã desta quinta-feira (26), na posse do novo comandante da UPS (Unidade Paraná Seguro) Norte, no Bairro Interlagos, o sargento PM Alexandre Gomes de Souza. Na oportunidade, os legisladores repassaram algumas reinvindicações por parte da comunidade na região e se colocaram à disposição do policiamento.

Morador há 30 anos do bairro Interlagos, o vereador Josias lembrou que, quando em seu primeiro mandato (2001-2004), participou juntamente com a comunidade e entidades de classe, como ACIC Norte, da implantação do primeiro módulo policial e agora comemora as melhorias após a chegada dos policiais na região. “O grande motivo da transformação do bairro, que era considerado o mais violento de Cascavel, foi a instalação da UPS. Agora os moradores reivindicam a descentralização da unidade com bases em outros bairros como Tarumã, Melissa e Brazmadeira”, reforçou o legislador.

Emerson Vilanova ressaltou a importância da continuidade nos trabalhos prestados à comunidade. “Muito importante ver como mudou o perfil do bairro após a chegada desse policiamento. Desejo sabedoria ao novo comandante Souza à frente da Unidade. Continuaremos atentos às reivindicações da comunidade, sempre repassando as demandas”, frisou.

Para o Soldado Jeferson, o trabalho feito por policiais da UPS é muito valorizado pela população local, principalmente por comerciantes. “Uma das ações que frisamos e pedimos que se intensifiquem foram as rondas que continuem e sejam ainda mais constantes, isso faz com que todos sintam-se mais seguros”, comentou.

“É uma missão dar continuidade a esse trabalho”, afirmou o sargento Souza. “É uma UPS que sempre teve bons resultados nas apreensões de armas, drogas e prisões. Agora vamos fazer levantamentos de locais mais vulneráveis e com mais incidências de criminalidade e diante disso reforçaremos trabalhos para coibir o crime na região”, concluiu o novo comandante.

Para o comandante da 1ª Companhia de Polícia, capitão Diego Astori, “o novo comandante assume com a nova dinâmica que solicitamos, que é justamente uma participação mais efetiva com a comunidade. Ou seja, presidentes de bairros, representatividades terão um acesso muito mais ágil. É um atendimento 24 horas”.

A Unidade

Implantada ainda em 2012, a UPS (Unidade Paraná Seguro) Norte, no bairro Interlagos, em Cascavel, ganhou uma nova sede em 2017. A unidade foi instalada para aumentar a presença da Polícia Militar na região norte que, até então, era a mais violenta da cidade.

A nova sede da UPS Norte foi fruto de uma parceria entre a comunidade dos bairros da região e do Poder Público. Moradores e empresários viabilizaram a compra de materiais de construção e equipamentos, enquanto a Prefeitura forneceu mão de obra e cedeu o terreno para a construção da unidade. Hoje Cascavel conta com 4 UPS.

A região norte de Cascavel é uma das maiores áreas do município, com sete bairros. No local moram mais de 69 mil pessoas. Hoje a região engloba os bairros Interlagos, Floresta, Morumbi, Brasília, Periollo, Cataratas, Brazmadeira e Lago Azul.

Assessoria do Vereador Emerson Vilanova/CMC