Empresas poderão pagar ao Município para dar nomes a estádio, terminais e ginásios

Em breve, equipamentos e imóveis públicos administrados pela Prefeitura poderão receber nomes dados por empresas privadas, a exemplo do que já acontece em vários municípios do país. O projeto de lei que cria a possibilidade de cessão do direito de nome (“naming rights” em inglês) foi proposto pelo vereador Dr. Lauri (MDB) e aprovado em primeira votação na sessão desta segunda-feira (29).

Tecnicamente, trata-se de contrato de cessão onerosa de direitos celebrado entre a Prefeitura e uma empresa privada, que fica autorizada a incorporar publicidade no imóvel público. “O empresário vai pagar por isso e esse dinheiro vai ser revertido para toda a população. É um modelo aplicado já em São Paulo e grandes cidades mundo afora”, explicou o Dr. Lauri.

Na capital paulista, estações do metrô começam a usar nomes de parceiros, assim como áreas de lazer e esporte. Mesmo no setor privado, é comum uma empresa vender os “naming rights” para outra, como no caso dos estádios do Palmeiras, chamado de Allianz Park, do Corinthians, que é a NeoQuímica Arena, e o MorumBis, do São Paulo.