Vereadores homenageiam CTG Rodeio da Tradição pela passagem do Dia do Gaúcho

A passagem do Dia do Gaúcho, nesta terça-feira, 20 de setembro, foi o motivo para a aprovação e entrega da Moção nº 75/2022 ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rodeio da Tradição. A homenagem, idealizada pelo vereador Tiago Almeida (União Brasil) e endossada por todos os vereadores, foi entregue ao patrão (cargo equivalente a presidente) do CTG, Marcelo Nunes.

Nas falas dos parlamentares antes da votação da proposição, foram destacados os aspectos históricos do Dia do Gaúcho. A data marca o início da Revolução Farroupilha, em 20 de setembro de 1835, uma revolta armada regional contra o Império do Brasil que durou 10 anos até a celebração de um acordo de paz em que os revoltosos desistiram de tentar estabelecer a República Riograndense e a província permaneceu sob o governo monárquico central.

O Dia do Gaúcho faz parte da Semana Farroupilha, comemorada sempre entre os dias 14 e 20 de setembro, quando são celebrados os costumes, a cultura, os trajes e a culinária do Rio Grande do Sul, principalmente nos ambientes dos muitos CTGs espalhados pelo país. Com grande presença de descendentes de gaúchos como todo o Paraná, Cascavel também comemora a data no CTG Rodeio da Tradição.